A balaiada foi uma revolta de caráter popular, ocorrida entre 1838 a 1841, ocorrida no interior da província do Maranhão, após a tentativa frustrada de invadir a capital São Luís. Dispersou-se pra a província do Piauí. Participaram da revolta vaqueiros, escravos, pobres da região e a classe média. Os principais líderes da revolta eram o vaqueiro Raimundo Gomes, Manoel dos Anjos conhecido como Balaio e Cosme Bento que liderava um grupo de cerca de três mil escravos fugitivos.
A economia maranhense atravessava uma forte crise, decorrente da concorrência do algodão norte-americano no mercado exterior, causando miséria. Além disso a Lei dos prefeitos
A economia maranhense atravessava uma forte crise, decorrente da concorrência do algodão norte-americano no mercado exterior, causando miséria. Além disso a Lei dos prefeitos
(que concedia ao governados o privilégio de escolher os prefeitos das cidades), aumentou ainda mais o atrito da população com as instituições governamentais.
Após conquistar vários adeptos, os revoltos conseguiram controlar a cidade de Caxias, um dos maiores centros comerciais da época. Apesar das tentativas de manipulação por partes dos ben-te-vis, o movimento foi ganhando forças, e para combatê-los foi nomeado presidente e comandante das armas da Província o Coronel Luís Alves de Lima e Silva que derrotou os revoltos na cidade de Caxias, ganhando o título de Barão de Caxias.
Depois da morte de Manoel dos Anjos, no processo de retaliação do movimento, Cosme Bento assumiu a liderança do grupo e fugiu para o sertão. Mas foi preso e condenado a forca em 1842.
Depois da morte de Manoel dos Anjos, no processo de retaliação do movimento, Cosme Bento assumiu a liderança do grupo e fugiu para o sertão. Mas foi preso e condenado a forca em 1842.
Raimundo Gomes foi expulso do Maranhão e morreu quando estava sendo deportado para São Paulo, mais de doze mil escravos foram mortos, e o movimento acabou.
Texto produzido pelos alunos:
Alexia
Karoline
Marina
Rita
Vitor
Imagem disponível no site:
http://www.ambrosia.com.br/2009/05/07/lancamento-de-balaiada-a-guerra-do-maranhao/
Mais uma revolta causada por problemas economicos né ? Fica a impressão é que o governo local nao dava suporte para os mais pobres e para os fazendeiros local, o que causava revolta na população e resultava em mortes & lutas. Uma pena que essa, como as outras, acabou em muitas mortes. Mais de 12.000 escravos mortos .. :x
ResponderExcluirParabéns ao grupo, o texto ficou super legal :)
Aluna: Deborah Santos Silva Guimarães
ResponderExcluirA história é bem legal, apesar de não ter dado em nada, pois Luis Alves de Lima e Silva deteu os revoltos da Balaiada. O legal é que eles realmente estavam insatisfeitos com a economia e o governo e queriam mudar a situação.
Fiquei um pouco confusa com a pontuação do texto, mas dá pra entender! (:
Essa revolta acanteceu porque as pessoas estavam cansadas de viver em um lugar em que é possivel ter uma vida digna, mas não consegue porque o governo esa mais interessado em ganhar seu dinheiro do que ajudar as familias, o que não poderia acontecer era matar tanta gente que só queria poder viver bem, mas apelaram para a violencia, o movimento acabou e ouve mais mortes do que conquistas.
ResponderExcluirJéssica Mayara Dantas Peixinho
Bruna Vasconcelos Oliveira
ResponderExcluirEntendi que os vaqueiros, escravos, pobres da região e a classe média não estavam satisfeitos com a economia e o próprio governo queria que isso mudasse. Os revoltosos dominaram Caxias, um dos maiores centros comerciais;O Coronel Luís Alves de Lima e Silva derrotou esses revoltosos e foi nomeado Barão. Raimundo Gomes foi capturado e morto quando estava sendo levado para São Paulo, nisso muitos escravos foram mortos e o movimento teve fim.
Os pontos principais da revolta eram que eles queriam um lugar digno de moradia e sair da crise decorrente da concorrência do algodão norte-americano no mercado exterior, causando miséria e nisso tudo teve muitas mortes. Eles poderiam resolver isso ne um dialogo shaushau' .
ResponderExcluirtexto muito legal , parabéns ao grupo
como a revolta farroupilha foi causada por crise economica a diferença é que a balaiada era de caracter popular!
ResponderExcluirEu achei o texto muito interessante e adorei a gravura eu entendi que a população estava com sérios problemas econômicos e também Raimundo Gomes queria libertar seu irmão da cadeia
ResponderExcluirBom, ocorreu no Maranhão, foi uma revolta que queria mudar a economia da cidade, dominaram Caxias ,mais esses revoltos foram derrotados, e após de muitos escravos terem sidos mortos , Raimundo Gomes morreu quando foi levado para SP mais a guerra acabou que teve fim. com muitas mortes, muitos danos e etc .. (:
ResponderExcluirEm meio as condições de opressão e miséria que estava acontecendo na região, trabalhadores livres, vaqueiros, camponeses, escravos e sertanejos não satisfeitos com a situaçao em que viviam foram em buscas de progressos cujo não tiveram bons resultados.Entretanto tiveram varias mortes , totalizando mais ou menos 12 mil escravos mortos t.t Enfim essa revolta mesmo sendo de carater popular , nao conseguiu alcançar seus objetivos .
ResponderExcluirAluna : Geisy M.
Entendi que:
ResponderExcluirComo a cabanagem foi o povo contra as decisões do governo.
E alegria de "pobre" dura pouco, tambem como na cabanagem eles controlaram a cidade de Caxias (no caso da cabanagem a provincia do Para), mas depois o governo foi lá e tomou de volta.
Aluna: Alana Elen Braz Ribeiro
Eu entendi que ocorreu também por uma certa "crise econômica", do algodão. E após conquistar vários adeptos, eles conseguiram controlar a cidade de Caxias, mas como Alana disse, depois o governo foi lá e tomou de volta.
ResponderExcluirAdorei o texto e a FOTO! =D
Essa revolta foi um pouco parecida com a Revoly
ResponderExcluirta Farroupilha só que no final nao foi muito bom .
Eles só queriam condiçoes de vida melhoress!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA crise econômica do algodão teve super influência nessa revolta.. muito legal!
ResponderExcluirAluno : Nathan Alves Carvalho
ResponderExcluirEu entendi que aconteceu por causa da crise no algodão, houve uma revolta com aqueles menos favorecidos
Foi arevolta que aconteu no Maranhão isso causou miseria por causa do algodão.
ResponderExcluirNANDERSON
Foi uma revolta que aconteceu na província do Maranhao por causa da crise do algodão e isso causou uma grande miséria na provincia.
ResponderExcluira população pobre saiu desfavorecisa por causa do algodão.
ResponderExcluirDANILO DOS SANTOS RABELO
foi uma guerra q ocorreu na Bahia , pq os revoltosos queria mais altonomia politica...
ResponderExcluirEu entendi que foi uma revolta que aconteceu na província do Maranhão que teve como principal causa da crise que a economia maranhense atravessava por causa concorrência do algodão norte-americano no mercado exterior e que terminou com várias mortes
ResponderExcluirAluno: Luis Eduardo Ferreira Santos