segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Guerra Do Paraguai

                  Após o término da Guerra do Prata em 1852 com a vitória dos aliados (unitaristas argentinos, colorados uruguaios e Império do Brasil) sobre os federalistas argentinos e blancos uruguaios liderados por Juan Manoel Rosas, a região do Prata foi pacificada. Contudo, não tardou para que logo as rivalidades se acirrassem entre a Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai graças aos desentendimentos quanto às fronteiras entre os países, a liberdade de navegação dos rios platinos, as disputas pelo poder por parte das facções locais (federalistas e unitaristas na Argentina, e blancos e colorados no Uruguai) e rivalidades históricas de mais de três séculos. 
Durante a primeira fase da guerra a iniciativa esteve com os paraguaios. Os exércitos de López definiram as três frentes de batalha iniciais invadindo Mato Grosso, em dezembro de 1864, e, nos primeiros meses de 1865, o Rio Grande do Sul e a província argentina de Corrientes.No dia 1°. de maio de 1865, o Brasil, a Argentina e o Uruguai assinaram, em Buenos Aires, o Tratado da Tríplice Aliança, contra o Paraguai.
 Fortalecidos, com um efetivo de cinquenta mil homens, os aliados lançaram-se à ofensiva. A invasão do Paraguai iniciou-se subindo o curso do rio Paraguai, a partir do Passo da Pátria. A primeira batalha de Tuiuti, a maior batalha campal da história da América do Sul e uma das mais importantes e sangrentas do conflito, foi vencida pelos aliados em 24 de Maio de 1866 e deixou um saldo de 10.000 mortos.
Desentendimentos entre Venâncio Flores (Uruguai) e Mitre (Argentina) e problemas internos fizeram ambos se retirarem do combate e voltarem a seus países, deixando o Brasil praticamente sozinho.Na ausência de Mitre, Caxias assumiu o comando geral e providenciou a reestruturação do exército.
Passagem de Humaitá: episódio da guerra do Paraguai ocorrido em 1868, em que a esquadra brasileira forçou a travessia da posição fortificada, sob bombardeio inimigo. O quadro mostra o momento em que o Couraçado Bahia transpunha as amarras, seguido pelo terceiro par, o Tamandaré e Pará. 
Ali descobriu que alguns funcionários de seu governo e seu irmão Benigno tramavam derrubá-lo. Formado um conselho de guerra para julgar os implicados, centenas foram executados, no que ficou conhecido como o massacre de San Fernando. 
No dia 5, Caxias entrou na cidade com o restante do exército e 13 dias depois, por motivo de saúde, deixou o comando e regressou ao Brasil. A partida de Caxias e de seus principais chefes militares fez crescer entre as tropas o desânimo, com a multiplicação dos pedidos de dispensa dos oficiais e voluntários.
No terceiro período da guerra (1869-1870), o genro do imperador Dom Pedro II, Luís Filipe Gastão de Orléans, Conde d'Eu, foi nomeado para dirigir a fase final das operações militares no Paraguai, pois buscava-se, além da derrota total do Paraguai, o fortalecimento do Império Brasileiro.
Solano López, prosseguindo na resistência, refez um pequeno exército de 5000 homens, a maioria velhos, crianças e veteranos semi-inválidos e 36 canhões na região montanhosa de Ascurra-Caacupê-Peribebuí, aldeia que transformou em sua capital. À frente de 12 mil homens, o conde d'Eu chefiou a campanha contra a resistência paraguaia, a chamada Campanha das Cordilheiras, encerrada em 18 de agosto.
  No dia 1° de março de 1870, as tropas do general José Antônio Correia da Câmara (1824-1893), o Visconde de Pelotas, surpreenderam o último acampamento paraguaio, em Cerro Corá,onde Solano López foi ferido a lança pelo cabo Chico Diabo e depois baleado, nas barrancas do arroio Aquidabanigui, após recusar-se à rendição. Depois de Cerro Corá, as tropas brasileiras ficaram eufóricas, assassinando civis, pondo fogo em acampamentos e matando feridos e doentes que se encontravam nos ranchos.


Texto produzido pelos alunos :  
Bruno
Clayton
Nathan
Nanderson
Pedro Júlio




 A Guerra do Paraguai por Pedro Américo
 Imagem disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2007/ju369pag06.html
 

22 comentários:

  1. Aluno: Nathan Alves Carvalho

    Meu Grupo aqui, foi complicado resumir, pois o assunto é muito extenso. Mas fizemos o possivel !
    Valeu :D

    ResponderExcluir
  2. Sim, e todo o esforço é válido. Sabemos que existem muitas coisas escritas sobre o tema. No geral, o texto tá bom.
    Carla Oliveira

    ResponderExcluir
  3. A famosa tríplice aliança :) Revolta que se originou de uma briga pelo poder de uma região cheia de riquezas e que no final, teve a união como vencedora ! Interessante esse assunto .
    p.s. fiquei chocada com o exército formado por velhos, crianças e veteranos.

    ResponderExcluir
  4. Bruna Vasconcelos Oliveira

    Entendi que, foi uma guerra entre Brasil,Argentina,Uruguai e Paraguai. O Uruguai e a Argentina tiveram problemas e tiveram que se retirar da guerra, deixando o Brasil sozinho. Os brasileiros reuniram mais de 5.000 homens, na frente de 12.000 foi um conde que chefiou a Campanha das Cordilheiras. Depois do chefe paraguaio ser ferido os brasileiros começaram a matança e assim acabou a guerra, com muito mortos e feridos !

    ResponderExcluir
  5. Eu entendi que essa guerra ocorreu em três partes, os paises que participavam da guerra eram Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e que nessa guerra houve várias mortes. Texto muito bom e fácil de ser compreendido, bem legal!!

    Aluno: Vitor Luiz Santos Sá

    ResponderExcluir
  6. Brasil e Argentina rivalidade velha essa kkk.
    essa vou uma revolta como as outras , teve muitas mortes e feridos T.T .
    Parabéns o texto ta um pouco grande , mais ue pesquise é bem extenso mesmo o assunto ta bem resumido õ/

    ResponderExcluir
  7. Foi um texto bem resumido e bem feito, parabéns ao grupo pelo trabalho que levou em questão muitos quesitos importantes, e mostrou como foi mais ou menos, essa guerra ... que aliás como Jussara disse é uma rivalidade muito antiga, com mortes , feridos, familias desabrigadas, funerárias ricas, e por ai vai ... Foi uma guerra que ocorreu entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Ficou tudo muito bom ! (:

    ResponderExcluir
  8. Aluna: Deborah Santos Silva Guimarães

    História bem legal, gosto dessas guerras em que envolve vários países. Sei que foram Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai brigando pelo poder duma região. E pra variar houveram muitas mortes.
    Gostei mesmo (:

    ResponderExcluir
  9. Eu entendi que Lopez queria aumentar o território e obter uma saída para o Oceano Atlântico entao ele invadiu mato grosso e a conquistou, porem Argentina, Brasil e Uruguai uniram suas forças e lutaram juntos contra o paraguai.

    ResponderExcluir
  10. Eu entendi que foi uma revolta em disputa pelo poder de uma região entre os países Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Nessa revolta morreu muita gente como nas outras.
    Parabéns pelo texto! (=

    ResponderExcluir
  11. Entendi que:
    Logo no incio eram todos por si (Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai), depois se uniram Brasil, Argentina e Uruguai pelo tratado e todos ficaram contra Paraguai.
    Muita morte.
    Covardia um exercito de crianças e velhos.

    Aluna: Alana Elen Braz Ribeiro

    ResponderExcluir
  12. A MAIOR GUERRA DA HISTÓRIA DA AMÉRICA DO SUL Também conhecida como a Guerra da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai), estes brigavam em busca do poder de uma região . Putz , super bacana essa revolta *-* KK . apesar das mortes u.u
    Parabéns ao grupo , que mesmo sendo um assunto extenso conseguiram colocar os fatos mais importantes , facilitando a compreensão de quem vir a ler !

    ResponderExcluir
  13. Como a maioria das revoltas a Guerra do Paraguai se originou de uma briga pelo poder de uma terra cheia de riquesas. Foi uma guerra entre Brasil,Argentina,Uruguai e Paraguai. Houveram muitas mortes e o mais ineteressante na minha opnião era a formação do exército. Muito bom! Parabéns!
    Letícia Aragão

    ResponderExcluir
  14. Eu entendi que foi uma guerra de três contra um, que desleal, entre Uruguai, Paraguai, Argentina e Brasil, que Paraguai queria as terras de outros países, houveram várias guerra e a tríplice aliança acabou vencendo, matando o principal comandante.

    ResponderExcluir
  15. Bem era tres contra um eu acho que era de se esperar que o Paraguai o Brasil e a Argentina ganhassem !!
    O Texto ficou OtimO!!!

    ResponderExcluir
  16. Foi a guerra do Paraguai contra a triplice aliança,pela disputa pelos portos.
    NANDERSON

    ResponderExcluir
  17. foi uma guerra na argentina,uruguai e paraguai e os exercitos eram de velhos e crianças

    karoline alves de almeida

    ResponderExcluir
  18. Era a disputa pelos Portos entre Paraguai e a triplice aliança.
    CLAYTON

    ResponderExcluir
  19. eu entendi que foi disouta para obter o poder de uma deterninada região, quem queria era Brasil,Paraguai,Argentina e Uruguai. gostei do texto xD

    ResponderExcluir
  20. eu entendi que foi uma guerra que participaram, o Brasil, o Argentina, e o Uruguai.foi uma gerra tragica, ocorreu varias mortes e,dos que sobreviveram, muitos ficaram feridos. Essa gerra começou por causa das disputas de terras entre os quatro paises.
    Gostei do texto.Muito bem produzido e fácil de entender.
    PARABÈNS!!

    ResponderExcluir
  21. Eu entendi quue o Brasil se juntou com a Argentina e Uruguai contra o Paraguai no qual o objetivo seria conquistar as terras de outros países.
    Parabéns pelo resumo!

    Aluno: Luis Eduardo Ferreira Santos

    Voleibol no Brasil? trabalho de Ed.F fikadik/
    corre/

    ResponderExcluir
  22. Foi uma guerra entra o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, brigando por disputas de terras, mais se juntaram Brasil, Uruguai e Argentina contra o paraguai, houve muitas mortes, e muitos feridos, o assunto realmente era bem extenso mais os meninos conseguiram resumir, parabéns (:

    Desculpe pela postagem atrasada professora.

    Marina Araújo 8B

    ResponderExcluir