segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Cabanagem

No Pará, a notícia da partida do imperador D. Pedro I não foi bem recebida. Ocorreram várias manifestações contra os regentes.
Esperando conseguir melhores condições de vida, os cabanos procuram unir-se aos fazendeiros e comerciantes, embora ambos os grupos tivessem intenções diferentes. Os cabanos queriam melhores condições de vida (trabalho, moradia e comida), já os fazendeiros e comerciantes pretendiam obter maior participação no governo. Não demorou muito para que os fazendeiros e comerciantes se afastassem dos cabanos, pois se assustaram com as idéias que prevaleciam entre eles, já que os mesmos queriam acabar com a escravidão e distribuir terras para os lavradores.
Em 1833 Bernardo Lobo de Sousa foi nomeado presidente da província pelos regentes. Lobo de Sousa determinou que acabaria com qualquer foco de revolta. Mas os cabanos e a população pobre não se intimidaram com a repressão, em janeiro de 1835 tomaram a cidade de Belém e fuzilaram- o.
Os cabanos instalaram um novo governo, tendo Félix Malcher como presidente da província. Entretanto, como Malcher se recusava a romper com o governo regencial, os cabanos o depuseram em fevereiro de 1835 e colocaram Francisco Vinagre em seu lugar.
Vinagre procurou também manter uma política aliada com o governo central. Seis meses depois de empossado, Vinagre foi deposto e substituído por outro líder rebelde Eduardo Angelim. Em agosto de 1835, Angelim declarou o Pará independente do Brasil na forma de república.
Em maio de 1836, o regente Diogo Feijó enviou a Belém uma esquadra, com o objetivo de retomar o poder e reintegrar o Pará ao Império. Os revoltosos retiraram-se da capital, mas continuaram controlando boa parte do interior até meados de 1840. Neste mesmo ano foram dominados e a província foi reintegrada ao Império. Cerca de 30 mil pessoas morreram durante o conflito.
CURIOSIDADES
- Um dos chefes da cabanagem foi o padre Batista Campos, que, costumava benzer os pedaços de pau utilizados como armas pelos rebeldes.
- Muitos líderes populares da revolta eram conhecidos por seus apelidos, como João do Mato, Domingos Onça, Mãe da Chuva e Gigante do Fumo.
- Os cabanos que o governo conseguia capturar, eram amarrados em troncos e barbaramente açoitados, quando morriam suas orelhas eram cortadas e dispostas num fio, em forma de colar, para serem levadas como troféu pelos perseguidores.
Texto produzido pelos alunos:
Alana Elen Braz Ribeiro
Jordan Wesley Garcia Dos Passos
Juliana Lima Mendonça
Larissa de Oliveira Conceição
Letícia Gabriela Aragão
Maria Heliziane dos Santos

Raquel Freire de Menezes

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. O ruim, é que, como as outras, a maioria das revoltas acaba de forma violenta e não conseguem alcançar seus objetivos, mais o que eu entendi dessa revolta era que como reynaldo disse, eles eram bem radicais, e também, pra mim, eles deveriam escolher melhor seus líderes, para não ficar tirando e colocando outros, e realmente, eles foram muito corajosos para enfrentar o império como reynaldo disse, mais essa coragem não levou a nada, pois eles acabaram sendo reprimidos, e perdendo o poder sobre o Pará.

    ResponderExcluir
  3. Eu entendi que os cabanos fizeram a revolta porque queriam melhores condições de vida como trabalho, moradia e comida. O governo de Bernardo Lobo de Sousa tentou repreender esse movimento, mas os cabanos o mataram 2 anos depois dele ter assumido o governo. Após a morte de Lobo Sousa, Félix Malcher assumiu o governo, mas foi outra tentativa frustrada porque ele se recusava a romper com o governo regencial. Outra tentativa frustrada foi a entrada de Francisco Vinagre, que após 6 meses de assumir o governo foi deposto.Quem entrou no governo após Vinagre foi Eduardo Angelim que era um rebelde e em agosto de 1835 ele declarou o Pará independente, mas em 1836 Feijó mandou uma esquadra para o Pará para retomar o poder, eles conseguiram controlar o Pará até 1940, depois de 1940 o Pará
    foi reintegrado ao império. Aluno: Vitor Luiz Santos Sá

    ResponderExcluir
  4. no texto da cabanada eu entendi que os integrantes da cabanagem eram muito radicais e corajosos e tinha força de vontade para conquista suas revidicações e direitos e como em todas as outras ocorreu muitos conflitos violentos, e com isso a morte de revolotosos.

    ResponderExcluir
  5. O que me desaponta é que todas as revoltas na minha opinião que deveriam ter sido instalada não conseguiram. Esses cabanos foram realmente muitos corajosos, porem muitos sem treinamento militar e poucas armas não teriam como conseguir uma revolução permanente.

    ResponderExcluir
  6. Eles deveriam ter escolhido um líder bom e não estar trocando tanto de líder.Eles era muito radicais como reynaldo falou.Eles eram muito corajosos,mais acho que se eles não mudassem tanto de lideres eles poderiam ter se dado melhor.

    Karoline Alves de Almeida

    ResponderExcluir
  7. Aluna: Deborah Santos Silva Guimarães

    Pelo que eu entendir, os Cabanos eram muito rebeldes. Se juntaram aos fazendeiros e comerciantes, mas, logo se separaram pois os obejetivos não eram os mesmos. Depois que os Cabanos conseguiram o poder, houve vários presidentes até que encontrassem o certo e finalmente o Pará se tornou independente. Não durou muito tempo e o Pará voltou a ser do Império.

    História legal, não gostei nada da idéia de cortar a orelha do Cabanos.

    ResponderExcluir
  8. Como Marina falou foi desorganizado eles deveriam ter entrado em um acordo e escolher um só líder,isso poderia não ter causado tanta revolta.
    E por não terem entrado em acordo seu final foi trágico várias pessoas morreram e não conseguiram tornar o Pará uma República.
    Foi um texto bem fácil de entender.Gostei :)

    ResponderExcluir
  9. Cabanagem foi apenas "mais uma revolta" no Brasil, ja que eles nao conseguiram que seus feitos alcançados permanecessem ali.Os cabanos foram muito corajosos por terem enfrentado problemas em busca de seus ideiais,como a maioria do pessoal daquela epoca. Uma pena que o brasileiro hoje em dia é tao "folgado" e nao honra o "passado sangrento" em busca de melhoras que tivemos.O que me chamou atenção é que também nessa revolta, eles queriam o seu estado independente. Fico imaginando como seria o "hoje" se esses feitos tivessem se fixado no país. Realmente muito interessante o texto. Parabéns galera ;D
    Maria Carolina - 8º ano B

    ResponderExcluir
  10. [OFF] duvida : Cadê os outros posts pra gente comentar tbm ?

    ResponderExcluir
  11. Bruna Vasconcelos Oliveira

    Eu entendi que, os cabanos eram pessoas rebeldes e que eles se juntaram com fazendeiros e comerciantes, depois de um tempo se separaram porque seus objetivos eram diferentes; Os cabanos queriam melhores condições de vida, os fazendeiros e comerciantes queriam ter maior participação no governo. Os cabanos enfim conseguiram o poder e o Pará se tornou independente, antes de se tornar independente, o Pará teve vários presidentes. Depois de um tempo, Feijó enviou uma esquadra com o objetivo de trazer Pará de volta ao governo do império, esse objetivo foi alcançado.Os cabanos foram dominados e a província foi reintegrada! Vale citar também que quando os cabanos eram capturados eles eram amarrados em troncos chicoteados e quando morriam tinham as orelhas arrancadas para servirem de colar para os perseguidores.

    ResponderExcluir
  12. As ideias dos cabanos eram muito forte, afastando seus aliados, que não tinham os mesmos ideais deles.Eles agiam de forma muito violenta com que quizesse repreende-los, todos os lideres do governo central que impostos, não tinha os mesmos objetivos, eram depostos de alguma maneira, mas com Diogo Feijó, conseguiram primeiro diminuir a revolta, e depois domina-la, pessoas morreram de um feito mnuto doloroso com assuntos que se um bom lider fosse nomeado, resolviria de um jeito menos violento, aproveitando melhor as vidas que se foram com o objetivo de melhores condições.
    Aluna: Jéssica Mayara Dantas Peixinho

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Acabanagem não foi aquela revolta que você ve e diz cara que irado , mais só pela coragem e força de vontade do revoltosos para antigir seus objetivos que eles devem ser reconhecidos õ/. e como sempre ouve conflitos e a morte de muito revoltosos

    ResponderExcluir
  15. Os cabanos (super revoltados) que queriam melhores condições de vida .Quando Lobo de Sousa (governador) tentou parar esse movimento ele foi morto.depois de Félix Malcher, Francisco Vinagre foi deposto, depois foi Eduardo Angelim (rebelde) que proclamou o Pará independente. Depois Feijó reintegrou o Pará ao Brasil. Alexia Ferreira Rodrigues 02

    ResponderExcluir
  16. Ocorreram várias manifestações contra os regentes. Os cabanos se uniram com outro grupo lá, mais os Cabanos queriam melhores condições de vida, já os fazendeiros que o governo , possamos se dizer assim 'atuasse mais 'como as outras, a maioria das revoltas acaba de forma violenta e não conseguem alcançar seus objetivos, mais eles foram muito valentes e todas essas paradas, um pouco confusos mudando esses lideres, meio burros também, mais eles enfrentaram muitas gente sozinhos o que é um sinal de muita coragem assim, mais o ruim é que no final não deu em porcaria nenhuma e eles perderam o maldito poder sobre o querido Pará.
    Parabéns ao grupo pelo maravilhoso trabalho :*

    ResponderExcluir
  17. O isolamento da província do Pará levava-a a ignorar, na prática, as determinações do governo regencial. Por tanta desorganizaçao em relaçao ao troca troca de líderes sem nunca entrarem em um acordo foi o que fez eles abrirem mão do Pará , nao conseguindo torná-lo uma República !

    ResponderExcluir
  18. Aluno : Nathan Alves Carvalho

    cabanos e os fazendeiros se desuniram e houve uma guerra. É isso ae (:

    ResponderExcluir
  19. Foi os cabanos revoltados por que queria melhores condições de trabalho.
    NANDERSON

    ResponderExcluir
  20. Os cabanos se revoltaram com os fazendeiros,por melhores condições de vida.
    CLAYTON

    ResponderExcluir
  21. foi uma revolta que aconteceu no Pára , onde os revoltosos colocavam sempre a pessoa errada no poder . Els queriam a república e conseguiram até o regente Feijó ir la e acaba com tudo

    ResponderExcluir
  22. Pelo o que eu entendi a guerra foi causada por os manifestantes não aceitarem a partida do imperador D. Pedro I, cabanos, comerciantes e fazendeiros se juntaram (mesmo com idéias diferentes para) como a maioria das revoltas, essa acabou com muitos manifestantes mortos.

    Aluno: Luis Eduardo Ferreira Santos

    ResponderExcluir