segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sabinada


A sabinada foi uma revolta autonomista com pensamentos iluministas feita na província da Bahia entre os anos de 1837 e 1838, tendo como integrantes a classe média e a alta, juntamente com o apoio dos militares .O nome Sabinada se deriva do nome do líder ,o jornalista Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira.

Motivos que causaram o movimento

As implantações políticas e administrativas feitas pelo governo regencial causaram muitas insatisfações dos rebeldes principalmente por não aceitarem a relação dos líderes autoritários elegidos para governa a Bahia.

Objetivos

O principal objetivo era instituir uma república, enquanto D. Pedro II não completasse sua maioridade.Queriam mais autonomia política e defendiam a instituição de federalismo republicano.

República Baiense

Com o auxílio de integrantes do exército, se espalharam pela cidade os revoltosos, e dominaram vários quartéis militares, tomando-os para si. Enfim, em 7 de novembro de 1837, eles conquistaram o pode em Salvador. Instauraram a República  Baiense, que segundo os líderes da revolta ela duraria até quando Dom Pedro fosse maior de idade. A sabinada colocou em perigo a unidade política da ex-colônia portuguesa, e não conseguiram sucesso.

A repressão do estado contra a revolução

O governo sendo controlado pelo regente Feijó mandou tropas para a região que foi tomada pelos revolucionários e massacrou severamente com a força total. Salvador foi retomada, e muita violência foi usada para acabar com a repressão e uma boa parte da cidade foi destruída pelos militares do governo.

Texto produzido pelos alunos:
Danilo dos Santos
Lucas Almeida
Marcelo Brendow
Rafael dos Santos
Reynaldo Conceição
Ruan Diego

Bandeira da Sabinada

Imagem disponível em: 
http://america.loveblog.com.br/121340/HISTORIA-Sabinada/

22 comentários:

  1. Uma revolução que só queria o bem do seu lado de vista para o Brasil,governar enquanto Dom Pedro segundo não podia, que mais uma vez, teve muita violencia,foi preocupante porqye colocava em risco a unidade politica da ex-colonia, tendo tanta repressão e morte.

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi que foi uma revolta que ocorreu em apenas um ano , foi um movimento de elite, esse movimento tinha como objetivo implantar uma república, até que Dom Pedro II completasse 18 anos, como Jéssica falou eles queriam o bem apenas para si próprio,esse movimento foi muito sangrento.O texto só entende quem presta muita atenção, ótimo texto!!

    ResponderExcluir
  3. Aluno: Nathan Alves Carvalho

    Concordo com Vitor e Jéssica, foi uma revolução muito sangrenta, assim como a Guerra do Paraguai, mas com bem menos tempo :D

    ResponderExcluir
  4. bem a sabinada foi uma revolta com objetivos bem centrados e como era uma revolta da elite que teve influencia iluminista eles sabiam bem o que queria como conseguir isso,mas os regentes foram mais fortes e conseguiram acabar com a revolta

    ResponderExcluir
  5. Essa revolta é interessante e diferente das demais que, em sua maioria, aconteciam por causa de problemas economicos. Nessa foi mais uma questao politica, que como ja disseram acima, buscava o bem para a população. Mais uma república fundada e mais uma vez eu fico me imaginando como seria o hoje se essas alterações que ocorreram no passado tivessem se fixado ! Legal galera :D

    ResponderExcluir
  6. Aluna: Deborah Santos Silva Guimarães

    Da pra perceber que as revoluções no Brasil foram, na maioria, da população contra o governo imperial.
    E se deu inicio com as pessoas de classe média e alta. Com o o objetivo que durasse até D.Pedro II completar a maior idade, mas, parece que nao deu muito certo.
    Bom texto. :D

    ResponderExcluir
  7. Bruna Vasconcelos Oliveira

    Entendi que, essa revolta durou 1 ano e participaram dela pessoas da elite com o objetivo principal de construir uma república enquanto D.Pedro II não fosse maior de idade. Essa revolta girou em torno da população e não da economia como a maioria das revoluções. Foi uma revolta muito sangrenta e que não alcançou o seu objetivo.

    ResponderExcluir
  8. gostei da bandeira e do texto eu entendi que a pricipal causa do movimento foi as atitudes tomadas pelo governo da epoca porem feijó(ele era muito do mal)mandou tropas para acabar com o movimento matando muita gente e ate destruindo a cidade.

    ResponderExcluir
  9. Bom, é um dos meus assuntos preferidos nesse capitulo de história ( sim, eu estudo) Foi uma guerra que ocorreu na Bahia, liderada por Francisco Sabino, mais um pouco diferente das outras se voltou mais para o bem da população e não pela economia como geralmente é, durou um ano, e muitas pessoas da elite participaram, então foram pessoas com um certo poder,e no final de tudo o objetivo principal não foi alcançado. Parabéns ao grupo por ter feito um texto bem organizado, um texto fácil de entender, com os assuntos muito bem colocados (:

    ResponderExcluir
  10. Eu entendi que o movimento foi organizado pela elite e eles queriam instituir um goveno, enquanto D. Pedro II não tinha maioridade. Como algumas pessoas falaam, eles apenas queriam o bem paa si próprios.
    Bom texto (=

    ResponderExcluir
  11. Entendi que:
    Como a cabanagem e a balaida foi o povo contra o governo.
    A unica que esperava por D. Pedro II.
    Tambem como a cabanagem e a balaida o governo tomou o poder de vouta.
    E acho que os militares do governo não precisava destruir boa parte da cidade depois que ela foi retomada.

    Aluna: Alana Elen Braz Ribeiro

    ResponderExcluir
  12. A Bahia, desde o período colonial, se destacou como palco de luta contra a opressão política e o desmando governamental. Entre outras rebeliões de escravos desencadeadas durante a Regência, a Sabinada se destacou enquanto movimento de natureza eminentemente popular.
    Eles queriam impôr uma Republica enquanto D.Pedro II não possuia a maioridade ! Infelizmente não conseguiram o apse dos seus objetivos , fracassando no final :/

    ResponderExcluir
  13. O objetivo da revolta era criar uma república enquanto D.Pedro II não se torna-se maior de idade e diferente das outras revoltasnão foi uma questão econômica, mas sim política, visando o bem para população. Parabéns!
    Letícia Aragão

    ResponderExcluir
  14. foi a revolta que aconteceu na Bahia pela disputa da autonomia politica.
    NANDERSON

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante foi uma revolta que aconteceu na Bahia eles disputavam a autonomia politica!!

    Pedro

    ResponderExcluir
  16. por: Lucas 8b
    Um resumo: As revoltas que ocorreram durante o período regencial (balaiada, sabinada, e outros) traziam a idéia de criar uma república e fazer a independência do Brasil.Porém, em todas essas revoltas o estado contra-atacou os revolucionários.Muitas pessoas foram mortas e, geralmente massacradas.Nessas revoltas os principais objetivos eram políticos (instaurar uma república, por exemplo) e também sociais.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Era revolta pela instabilidade politica.
    CLAYTON

    ResponderExcluir
  19. Eu entendi que a sabinada foi uma revolta onde os objetivos eram tomar o poder e tornar o Brasil independente.

    Karoline alves de almeida

    ResponderExcluir
  20. Eu entendi que as causas da revolta foi a insastifações com as implantações políticas e administrativas feitas pelo governo regencial e que acabou com muita violência aos manifestantes

    Aluno: Luis Eduardo Ferreira Santos

    ResponderExcluir
  21. Foi uma revolta de questão política e não econômica, formada pela elite que queria constituir uma república enquanto aguardavam a maioridade de D. Pedro II, foi curta e acabou em morte como a maioria das revoltas.

    Marina Araújo 8B

    ResponderExcluir
  22. Queria saber os NOMES dos integrantes principais,pelo menos uns 3,para um trabalho na escola.
    Obrigado

    ResponderExcluir